Foto: Prefeitura de Fortaleza.

A Prefeitura de Fortaleza reforça as atividades de combate ao Aedes aegypti com o lançamento da campanha “Uma corrida contra as arboviroses”. A ação é desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em parceria com o Sindicato dos Taxistas de Fortaleza (SindiTaxi). O lançamento acontece nesta quinta-feira (25/04), às 8 horas, na sede do sindicato. Durante o evento haverá exposição do ciclo biológico do mosquito, distribuição de material informativo e abordagens educativas sobre as medidas de prevenção contra o vetor.

No decorrer do evento a Coordenadoria de Vigilância em Saúde da SMS (Covis) capacitará os taxistas para que possam ser multiplicadores do conhecimento e auxiliará na formação de brigadas voluntárias com os profissionais. A ação ainda envolve a elaboração de medidas preventivas em pontos de táxi da Capital.

O coordenador da Covis, Nélio Morais, ressalta que a parceria tem o objetivo de ampliar ainda mais a área de cobertura contra o mosquito. “Os taxistas atendem diariamente uma parcela significativa da população. Ao serem capacitados estarão aptos a orientar seus clientes sobre os cuidados contra o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Dessa forma ganhamos mais um reforço contra o Aedes”, destacou.

No ano passado, os esforços promovidos pelo Comitê Intersetorial Municipal de Enfrentamento das Arboviroses conseguiu reduzir em 97,7% o número de casos de arboviroses. Em Fortaleza, cerca de 80% dos criadouros encontrados na capital estão localizados dentro dos imóveis, por isso a importância de vistoriar sempre os locais que podem acumular água.