Foi aprovada, nesta quinta-feira (04), a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais da Câmara Municipal de Fortaleza, através de requerimento da vereadora Cláudia Gomes (PTC). “A intenção principal é a saúde, defesa e proteção do animal. Mas nós não podemos esquecer que essa é uma questão de saúde pública. Nós já sabemos hoje a importância de se ter uma ligação entre a saúde do meio ambiente, a saúde humana e a saúde animal. É uma tríade, um conjunto, não se pode separar”, afirmou Cláudia.

A vereadora Larissa Gaspar (PPL), que também integra o colegiado, destacou que a nova Frente deverá ter uma atuação forte em defesa da causa animal, diferentemente de outra Frente criada em 2016, a pedido do então vereador Célio Studart (PV), hoje deputado federal. Eleito sob a causa animal, Célio presidiu a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais por dois anos, mas não convocou uma reunião sequer do colegiado, segundo Larissa.

“Não adianta se ter uma Frente Parlamentar em defesa de alguma causa se ela não funciona”, afirmou Cláudia Gomes. Ela ainda destacou o trabalho que será feito pelo colegiado na “fiscalização, cuidado e orientação para a proteção do animal” pela Frente. “Onde você tem um animal solto na rua sem estar vacino, sem estar castrado, ou alimentado adequadamente, sofrendo e levando diversas doenças que ele adquiriu pela situação de abandono”, disse.

Além de Cláudia Gomes e Larissa Gaspar, fazem parte da frente os vereadores Paulo Martins (PRTB), Márcio Martins (PROS), Ésio Feitosa (PPL), Márcio Cruz (PSD), Zier Férrer (PDT). A Frente deverá se reunir na próxima terça-feira (09).