Guimarães quer um PT mais forte nas eleições de 2020. Foto: Agência Câmara.

O deputado federal José Nobre Guimarães (PT) anuncia que o Partido dos Trabalhadores vai passar por um processo de reorganização para se preparar para as eleições municipais de 2020. “Nós vamos primeiro reorganizar o PT e depois vamos disputar eleição em várias partes do Ceará, inclusive em Fortaleza”, afirmou o parlamentar, que evitou confirmar a candidatura petista na disputa pela prefeitura de Fortaleza, mas disse que a Capital é uma das prioridades da sigla.

Guimarães passou a manhã de ontem na Assembleia Legislativa em conversas com integrantes da bancada petista na Casa, composta pelos deputados Acrísio Sena, Moisés Braz, Fernando Santana e Elmano Freitas. O deputado federal deve cumprir agenda, no Ceará, com lideranças sindicais e de movimentos sociais em preparação para o dia 22, quando será iniciada uma série de mobilizações contra a reforma da Previdência proposta pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Para o deputado Acrísio, a sigla enfrenta dois desafios para 2020: montar uma chapa competitiva para eleger quatro vereadores em Fortaleza (hoje o PT conta apenas com os vereadores Ronivaldo Maia e Guilherme Sampaio na Câmara Municipal de Fortaleza); e preparar um projeto para Fortaleza que alcance a população que reside na periferia.

“A questão fundamental é a questão social, a condição de vida do povo na periferia. Hoje, nós temos 700 mil pessoas morando em favelas de Fortaleza. E tem uma cidade concentradora de renda que dois terços de sua população não ganha até dois salários mínimos”, afirmou Acrísio, que reconheceu o crescimento econômico de Fortaleza, mas ressaltou o aumento da “disparidade entre pobres e ricos”.