Sede do Dnocs. Foto: Dnocs.

Recentemente, todos os deputados estaduais cearenses, segundo o idealizador Walter Cavalcante (MDB), assinaram um documento criando a Frente Nordestina em defesa do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Houve sensibilidade da parte de parlamentares integrantes de outros legislativos estaduais da Região, tanto que acertaram uma reunião ampla, na segunda-feira, primeiro de abril, na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.

O DNOCS, um dos mais antigos órgãos federais baseado no Ceará, com serviços de grande monta para todos os estados nordestinos, não apenas quanto à questão hídrica, pois tem atuação no campo da produção de energia, estradas e irrigação, experimenta sérias dificuldades, há alguns anos, pela insensibilidade do Poder Central, e também de certa forma pela fragilidade da representação política nordestina.

Inúmeros foram os movimentos registrados, ao longo das últimas décadas, de fortalecimento do órgão. Todos infrutíferos, senão por terem evitado o fechamento total do órgão, mas de nada resultaram para realmente soerguerem-no. Há décadas o DNOCS não faz um concurso ou contrata pessoal. O quadro está deveras reduzido por conta das aposentadorias, insuficiente, até para guardar o seu rico patrimônio de estudos sobre a realidade nordestina.