Membros da Bancada Federal cearense reunidos com prefeitos do Interior do Estada, na manhã desta segunda-feira. Foto: Blog do Edison Silva.

A reunião entre a bancada federal e prefeitos cearenses, realizada na manhã desta segunda-feira (11), na sede da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), reuniu 13 deputados e cerca de 70 prefeitos. O encontro, segundo coordenador da bancada federal cearense, deputado Domingos Neto (PSD), serviu para que os parlamentares tivessem um acompanhamento mais próximo das causas municipalistas. “É nos municípios onde o serviço de saúde e de educação são prestados. Onde está se passando por uma grande dificuldade financeira e fiscal, que as soluções dependem de Brasília, dependem do Congresso Nacional“, afirmou Domingos.

“Saímos daqui, cada um dos parlamentares, com a missão clara de poder trabalhar para conseguir pautar o 1% extra do FPM [Fundo de Participação dos Municípios], pautar a cessão onerosa. Que são vitórias importantes que vão dar condição dos municípios manter sua folha em dia, prestar um bom serviço. Hoje o municipalismo passa por um momento muito difícil”, disse Domingos Neto, garantindo que a reunião foi a “primeira de muitas”.

Foto: Blog do Edison Silva.

Para o presidente da Aprece, Nilson Diniz (PDT), o encontro é uma oportunidade importante para dar visibilidade às causas municipalistas. “Há uma perspectiva de mudança, de um novo Pacto Federativo, e precisamos estar preparados com alguma proposta, alguma ação de ordem coletiva para que possamos amenizar o nosso sofrimento. Nós temos uma pauta grande e problemas estruturais importantes, então precisamos aproximar prefeitos e deputados para que possamos lutar junto”, afirmou Diniz, prefeito de Cedro.

Participaram do encontro os deputados federais Domingos Neto, Capitão Wagner (PROS), Roberto Pessoa (PSDB), Eduardo Bismarck (PDT), Dr. Jaziel (PR), Denis Bezerra (PSB), André Figueiredo (PDT), José Guimarães (PT), Heitor Freire (PSL), Leônidas Cristino (PDT), Mauro Filho (PDT), José Airton (PT) e Robério Monteiro (PDT).