Deputados estaduais novatos que estiveram, na sexta-feira (01), na última sessão na Assembleia Legislativa antes do Carnaval, afirmaram estar satisfeitos com o mandato no Legislativo. O deputado Queiroz Filho (PDT) destacou a aprovação do projeto que cria o Mais infância Ceará e do que permite a ampliação de horas semanais do Grupo Ocupacional Magistério da Educação Básica, ambos de iniciativa do governador Camilo Santana, aprovados naquela sessão, após tramitação na Comissão da Educação, presidida por ele.

Já o deputado Guilherme Landim (PDT), líder da bancada do PDT, diz estar com uma expectativa “muito boa de poder ajudar o Ceará, mas que fica, “por alguns momentos, frustrado em não poder legislar em questões que hoje são tão evidentes para o Brasil, como a questão da Previdência e da Segurança Pública”, mas acredita que a Casa também deverá discutir esses temas para ajudar a construir soluções “para a sociedade como um todo”.

O deputado Soldado Noelio (PROS) destacou projetos apresentados por ele como o da alteração na idade máxima para ingresso na Polícia Militar do Ceará e alterações no Estatuto da Polícia Militar para corrigir “falhas de artigos que, na nossa visão, ferem direitos humanos dos profissionais de segurança”. O parlamentar disse ainda ter sido ouvido, “a princípio”, pelo líder do Governo na Casa, deputado Júlio César Filho (PPS): “tenho percebido uma receptividade no que a gente tem apresentado”.

O deputado Nezinho Farias (PDT) espera que, com a instalação das comissões, as atividades na Assembleia sejam intensificadas com a apresentação de projetos. O parlamentar, que tem experiência no Executivo, destacou as diferenças entre os mandatos nos dois Poderes: “o Parlamento é muito diferente do Executivo. O Executivo é mais objetivo, mais rápido nas decisões. No Parlamento, como vai legislar, as coisas acontecem bem mais demorado”, disse o pedetista, ressaltando ainda que sua experiência também ajudará a Casa. Guilherme Landim e Marcos Sobreira (PDT) também têm experiência como prefeitos.

Marcos Sobreira destacou projetos apresentados pelo seu mandato já neste primeiro mês como deputado, como o que prevê a criação da Região Metropolitana do Centro-Sul, “visando a criar empregos no Centro-Sul cearense; a criminalização e aplicação e trotes para quem aplicar trotes a serviços públicos do Ceará; o que prevê a eliminação do uso de canudos plásticos no Ceará; e a criação da subcomissão da Zona Franca do Semiárido, para que a Assembleia forme um “coro, um time” para pressionar o Governo Federal e o Congresso Nacional pela criação da Zona, que deverá gerar empregos e renda em 31 municípios cearenses. “Estou satisfeito”, encerra o pedetista, destacando o benefício trazido pelo “sangue novo” na Casa.

Além dos parlamentares entrevistgados, marcaram presença na última sessão ordinária antes do Carnaval, os deputados novatos Romeu Aldigueri (PDT), Acrísio Sena (PT), Fernando Santana e Salmito (PDT). O deputado Nizo Costa (Patri), que já havia assumido mandado na Casa por oito meses como suplente, destacou o aprendizado durante o último mês e a expectativa para sua atuação como presidente na Comissão de Industria, Comercio, Turismo e Serviço.

Romeu Aldigueri, na última sexta-feira, mandou nota para este blog justificando sua ausência na sessão ordinária da Assembleia, do dia anterior, pois estava em missão oficial participando da inauguração de agência de um banco público em Granja, Município de onde já foi prefeito.