Está de volta, na Assembleia Legislativa cearense, a discussão sobre a venda de cerveja nos estádios de futebol do Ceará. O projeto que não chegou a ser votado na Legislatura passada, apesar da insistência do ex-deputado Gony Arruda, gerando inclusive “suspeitas” da parte de alguns parlamentares, como noticiado à época por este blog, está sendo ressuscitado e proximamente chegará ao plenário, pois já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça.

Nesta quinta-feira, o deputado Marcos Sobreira (PDT) questionou a legalidade da matéria, considerando-a “inconstitucional, pois o Estatuto do Torcedor é norma Federal e cabe apenas à União legislar” sobre o tema. Para ele,  “no estádio, os ânimos ficam a flor da pele por conta da rivalidade. O cidadão consome a bebida lá fora, consome mais dentro do estádio e, na saída, é onde as torcidas se confrontam. Precisamos evitar que o público esteja sob efeito de algo tão nocivo”, defendeu.

Destacando o movimento feito pela Assembleia, nos últimos anos, com a Campanha Ceará Sem Drogas, o parlamentar diz que a “Casa não pode permitir que um projeto como este passe. Sabemos dos altos índices de homicídios que surgem do consumo da bebida, dos acidentes de trânsito. Será um retrocesso”, enfatizou, enquanto sua assessoria entregava a cada deputado, que estava no plenário da Assembleia, uma revista  em que a capa destacava: Bebidas Alcoólicas Nos Estádios. Problema Em Dose Dupla: Violência e Inconstitucionalidade.