Homenagem às mulheres é realizada na Câmara Municipal. Foto: Câmara Municipal.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta quinta-feira (14), uma solenidade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, (comemorado em oito de maio). Na ocasião, vereadores e servidoras foram homenageadas pelo presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT), que destacou a importância do trabalho das mulheres na Câmara em prol da população de Fortaleza.

Após a solenidade, que contou com pronunciamentos das vereadoras Larissa Gaspar (PPL) e Priscila Costa (PRTB) e dos vereadores Idalmir Feitosa (PR) e Antônio Henrique, além da ex-vereadora Toinha Rocha, foi servido um café da manhã no pátio externo da Câmara.

Antônio Henrique voltou a homenagear as mulheres, desta vez durante a sessão plenária, seguido por Larissa Gaspar, que parabenizou o presidente pela iniciativa e destacou a lembrou da jornada de trabalho das mulheres, que dividem o tempo entre família, atividades domésticas, estudo e trabalho, sofrendo, ainda, com a desigualdade salarial. Segundo a parlamentar, as mulheres recebem até 30% a menos que homens, exercendo a mesma função.

A vereadora Priscila Costa também usou a tribuna para homenagear as mulheres e ressaltar a importância da luta da ativista cearense Bárbara de Alencar, primeira presa política do País e considerada uma heroína da Revolução Pernambucana e da Confederação do Equador.

Priscila destacou a necessidade de alterar o nome do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) Che Guevara, primeiro Cuca instalado em Fortaleza, no bairro Barra do Ceará. Para a parlamentar, Bárbara de Alencar deveria ser homenageada no nome do equipamento, e não Che Guevara, importante líder e guerrilheiro da Revolução Cubana, considerado por Priscila como um “assassino sanguinário”.