Amanhã, sexta-feira (29), presidentes de Assembleias Legislativas da Região Nordestina, em São Luis do Maranhão, com outros deputados estaduais desta parte do Brasil, fazem a primeira reunião, na atual Legislatura, para definirem ações em defesa e fortalecimento de alguns equipamentos federais desta Região, inclusive o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). O Ceará vai estar representado naquele evento pelos deputados estaduais Acrísio Sena, Daniel Oliveira, Walter Cavalcante e José Sarto, presidente da Assembleia.
Este blog, em mais de uma oportunidade, logo que surgiram os comentários sobre uma possível fusão do Banco do Nordeste ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), chamou a atenção das autoridades cearenses e nordestinas para essa possibilidade, sugerindo, na ocasião, uma mobilização dos representantes políticos e do universo empresarial em defesa do banco e de outros equipamentos importantes para o desenvolvimento do Nordeste. Clique aqui para ler a matéria.
Isoladamente, várias manifestações aconteceram. Hoje, pelos comentários feitos numa audiência com o governador Camilo Santana e os secretários estaduais da Fazenda, Fernanda Mara de Oliveira Macedo Carneiro Pacobahyba, e do Planejamento, deputado federal Mauro Benevides Filho, pelo próprio ministro da Economia, Paulo Guedes, a fusão estaria descartada, mas a instituição pode ficar sem o seu principal instrumento de financiamento que é o FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste), que passaria para o BNDES, embora carimbado para ser aplicado no Nordeste.
O Fundo, segundo tradução no site do BNB “é um instrumento de política pública federal operado pelo Banco do Nordeste que objetiva contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste, através da execução de programas de financiamento aos setores produtivos, em consonância com o plano regional de desenvolvimento, possibilitando, assim, a redução da pobreza e das desigualdades”.
O deputado José Sarto, presidente da Assembleia, nesta sexta-feira (28), na abertura da sessão ordinária do Legislativo cearense disse  que a reunião de hoje em São Luis tratará de temas relevantes para a região, como a importância de fortalecer o BNB. “São pautas de interesse do Nordeste que precisam ser cada vez mais fortalecidas, entre elas, o consórcio dos estados nordestinos, que vai permitir a aquisição de bens e serviços de forma mais barata”, explicou.

Este ano, segundo o presidente da AL, já foram duas reuniões visando fortalecer os debates de interesse nordestino. “Com o resultado da última eleição nacional, o Nordeste saiu com olhar pouco generoso por parte do Governo Federal”, avaliou  o parlamentar.