Governador Camilo Santana fará leitura da Mensagem na Assembleia. Foto: Agência Brasil.

Amanhã, terça-feira (05), o governador Camilo Santana é a figura central na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, pois falará sobre o último ano do seu primeiro mandato, encerrado no dia 31 de dezembro, além de destacar as prioridades deste ano, iniciando o segundo Governo. A expectativa já seria natural não estivéssemos experimentando momento de tamanha delicadeza em razão dos últimos ataques criminosos que abalaram e ainda amedrontam a população do Estado. Camilo se houve bem,  no auge dos acontecimentos criminosos, tanto no enfrentamento quanto no comunicar à sociedade das medidas adotadas pelo Governo, que, de certo modo transmitiu um pouco de tranquilidade.

Agora, mesmo com as ações criminosas arrefecidas, o Estado há de permanecer atento, preparado para antecipar seus procedimentos e pronto para o combate mais duro se necessário for. Os cearenses precisam ter certeza disso para, mesmo ainda amedrontados, confiarem na força do Governo. Os meios de comunicação, todos eles, falaram muito dos atos delituosos e das reações oficiais, mas nada mais esclarecedor do que a palavra do próprio governador, fazendo uma retrospectiva de tudo, inclusive, e principalmente da estrutura governamental para combater o crime, organizado ou não.

Uma das cinco maiores despesas do Estado, ano passado, segundo a última publicação oficial sobre a execução orçamentária de 2018, foi com a Segurança, somando R$ 2.4 bilhões, perto dos gastos com Educação e com Saúde. Se fossem computadas as despesas feitas em janeiro deste ano, provocadas pelos atos criminosos registrados no mês, por certo o combate à elite delituosa do Estado, somariam mais recursos que os dispendidos com a Educação e a Saúde. É muito triste a administração pública ter que investir mais para combater o crime que no futuro da sua juventude e na saúde da população mais carente.

Legislatura

Oficialmente hoje começam os trabalhos legislativos na Assembleia Legislativa cearense. Deveria ter sido ontem, como aconteceu no Congresso Nacional e na quase totalidade dos legislativos dos outros estados (em São Paulo é só dia 15 de março). Mas hoje, no plenário da Assembleia, só quem fala é o governador e o presidente da Assembleia, deputado José Sarto. É que o governador leva a prestação de contas do ano anterior da sua administração (se ele não for e mandar um secretário, este não fala, só entrega a mensagem de prestação de contas para ser lida pelo secretário da Assembleia).

A ida do governador à Assembleia é um ato oficial, portanto, há uma certa formalidade, a partir da revista que o governador faz à tropa do Legislativo. Geralmente, depois da solenidade na Assembleia os deputados vão a Palácio retribuir a visita do governador.