Seis projetos de inovação desenvolvidos por alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) estão em votação na plataforma do Itinerário SENAI de Inovação, concorrendo com projetos de todo Brasil no Desafio SENAI de Projetos Integradores. Eles foram os vencedores da etapa estadual, realizada em novembro de 2018. Os projetos dividem-se em duas categorias: Aprendizagem e Técnico. A votação acontece até a quarta-feira (06).

Nessa etapa nacional, estão disputando os votos, na categoria Aprendizagem, os projetos QR Log, Nobreak Econômico e Processo Eficiente de Reutilização de Retalhos. Na categoria Técnico, concorrem os projetos Dispara Roupas, My Squad – Personal Shopper System (PSS) e Rainbow – Coco Kahlo.

Como prêmio, os vencedores serão premiados com troféu para a equipe, certificado e medalha para cada participante e curso presencial a ser escolhido por cada participante no valor de até R$ 1.000,00. Para votar, basta acessar o link de cada projeto e clicar em curtir, no canto esquerdo da página, abaixo do botão “DETALHES”.

Conheça mais sobre os projetos em votação

QR Log – Realiza controle de bens materiais da empresa e de sua transferência de local/setor, com intuito de facilitar a checagem da carga patrimonial, facilitando sua rastreabilidade. O projeto possibilitará realizar inventário de patrimônio e acompanhar a movimentação de bens de maneira mais rápida, prática e segura, necessitando apenas de um dispositivo Android, reduzindo custos e mão de obra.

Clique AQUI para votar.

Nobreak Econômico – Busca reduzir os custos adicionais na conta de energia cobrados em horário de pico por meio de monitoramento do consumo em tempo real em KWh dos equipamentos acoplados ao equipamento via internet para maior controle dos gastos mensais com energia elétrica.
Clique AQUI para votar.

Processo Eficiente de Reutilização de Retalhos – Utilizar retalhos que estariam sendo descartados na natureza, triturando-os para revestir necessaires para acondicionar lingeries produzidas para comercialização. O projeto visa diminuir o desperdicío de materiais gastos no processo de fabricação de lingeries (setor de corte) agregando valor ao produto final e lucros à empresa.
Clique AQUI para votar.

Dispara Roupas – Equipamentos que diminuem tempo de confecção e, consequentemente, aumento de produção. Por meio de esteira, bancada, sensores e balança busca manter produção individual linear e constante por meio da determinação do ritmo de trabalho do operador de máquinas de costura, diminuir quantitativo de auxiliares de produção para retirada de peças produzidas, valendo-se do uso de dispositivos de segurança para parada de movimento diante de imprevistos que possam surgir e controlar a contagem de peças sem a necessidade da conferência manual por um auxiliar de produção a cada hora do dia.
Clique AQUI para votar.

My Squad – Personal Shopper System (PSS) – Aplicativo para tablet e celular que permite visualização tridimensional de todos os produtos expostos através do reconhecimento via QR code/código de barras/imagem; localização da peça verificando a disponibilidade da mesma no estoque ou em qualquer ambiente da loja, caso não seja visível em sua arara (através do RFDI/GPS); interação do consumidor com tamanho, cor, modelo e texturas dos tecidos disponíveis do produto; possibilidade de compra e reserva de peças.
Clique AQUI para votar.

Rainbow – Coco Kahlo – Cartilha digital com normas estabelecidas, desde os direitos trabalhistas aos sociais, com objetivo de proteger e pôr em prática os direitos das mulheres dentro das indústrias, dos comércio e das instituições de forma educativa, estando a mesma disponível online em um site próprio para consulta de todos, com versão em PDF para downloads ou consulta virtual, selo de compromisso e ranking, valorizando a indústria a partir das boas práticas e fomentando a motivação das colaboradoras.
Clique AQUI para votar.

O Desafio SENAI de Projetos Integradores é  uma iniciativa do SENAI para desenvolver, em seus alunos de cursos técnicos, a capacidade de trabalhar em grupo, propor ações inovadoras e pensar de forma empreendedora. Essas competências são cada dia mais requeridas nas organizações, onde o trabalho em equipe com profissionais de diversas áreas tem se mostrado fundamental para o sucesso de uma ação. O Desafio é dividido em duas etapas: regional e nacional.

Fonte: FIEC.

Foto: SENAI