Os petistas cearenses recebem, na próxima sexta-feira (15) em Fortaleza, Fernando Haddad, o candidato do PT que disputou as eleições vencidas no ano passado pelo presidente Jair Bolsonaro. Haddad inicia uma série de viagens pelo Brasil, como Coordenador dos Núcleos de Acompanhamento de Políticas Públicas do PT, também  como pretenso candidato à Presidência da República, como já estão fazendo Ciro Gomes (PDT), também derrotado na eleição presidencial de 2018, e Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara dos Deputados, cuja pretensão de ser candidato à Presidência no ano passado resultou frustada.

Na coluna Painel da Folha de S. Paulo desta segunda-feira, diz que Haddad retoma as caravanas do PT pelo País para reforçar a oposição ao Governo Bolsonaro e ampliar a campanha pela liberdade do ex-presidente Lula. O formato das caravanas será diferente das conduzidas por Lula em 2017, obviamente antes de ele ser preso, para cumprir condenação criminal. Nas andanças de Haddad, a ideia é que, além da realização de “atos públicos, o ex-prefeito de São Paulo participe de eventos fechados e dê entrevistas para a imprensa local”, táticas de Ciro e Rodrigo Maia.

No Ceará, centro do movimento de oposição nacional sem o PT, comandado por Ciro e Cid Gomes, Haddad só terá no auditório os correligionários petistas. O governador Camilo Santana o receberá, evidente, mas é muito pouco provável que compartilhe dos atos públicos cujo objetivo é atacar o Governo Bolsonaro, nada interessante para Camilo que, agora mesmo, por questões administrativas locais tem uma boa relação com o Governo Central.