Frente Parlamentar em Defesa da Cidadania LGBT. Foto: Câmara Municipal de Fortaleza.

A Frente Parlamentar em Defesa da Cidadania LGBT da Câmara Municipal de Fortaleza decidiu, nesta quarta-feira (13), durante a primeira reunião do colegiado em 2019, ter encontros com os secretários municipais Elpídio Nogueira (Direitos Humanos) e Philipe Nottingham (Planejamento) para destravar duas indicações aprovadas pela Casa, mas ainda não implementadas pela Prefeitura de Fortaleza.

Segundo a presidente da Frente, vereadora Larissa Gaspar (PPL), a Câmara aprovou, ainda em 2018, uma indicação para que a Prefeitura firmasse um convênio com o Abrigo Tadeu Nascimento para custear despesas do equipamento. “O Abrigo Tadeu Nascimento foi uma experiência pioneira aqui em Fortaleza, um abrigo para atender população LGBT em situação de vulnerabilidade, mais especificamente pessoas trans, que acabou fechando, vivia exclusivamente de doações, de voluntariado”. O secretário Elpídio, segundo a vereadora, já teria se comprometido com a ação e está procurando um prédio público para alojar o abrigo.

Na audiência solicitada ao secretário de Planejamento, os representantes da Frente tratarão sobre a criação do Fundo Municipal de Defesa da População LGBT, cuja indicação também foi aprovada pela Câmara, mas não chegou a ser efetivado. “Vamos tratar da viabilização da concretização desse fundo, que é uma forma de garantir recursos para implementar essas ações voltadas à promoção de direitos da população LGBT”, afirmou Larissa.