Está tramitando na Assembleia Legislativa cearense, desde o último dia 12 de fevereiro, como noticiado por este Blog, projeto de iniciativa do governador Camilo Santana, mudando o nome do aeroporto do Município de Aracati, hoje oficialmente denominado de Aeroporto Dragão do Mar, por lei de iniciativa do deputado Sérgio Aguiar (PDT), segundo a deputada Fernanda Pessoa (PSDB). Pela proposta do governador, em vez de Dragão do Mar, o aeroporto de Aracati será denominado de Aeroporto de Canoa Quebrada.
A deputada Fernanda Pessoa, em pronunciamento no plenário da Assembleia nesta terça-feira (26), segundo o site da Assembleia, disse que uma emenda deve modificar a nomenclatura, passando o nome do abolicionista Dragão do Mar para o final. “O Dragão do Mar vai lá para trás, tirando a ênfase do líder dos jangadeiros. Questiono por que o governador Camilo Santana se preocupa em mudar os nomes dos equipamentos que os deputados nomeiam”.
O projeto do governador não faz emenda à lei anterior que denominou o Aeroporto de Dragão do Mar. A proposição de Camilo, de fato,  muda é o nome de Dragão do Mar para simplesmente o de Aeroporto de Canoa Quebrada.

Em aparte, diz o site da Assembleia, que o deputado Acrísio Sena (PT) explicou que o nome do aeroporto, na verdade, não foi mudado. “Foi feita uma fusão. Dragão do Mar vai continuar no nome do equipamento”, disse. O deputado está equivocado. A proposta do governador é muito clara, segundo a ementa da propositura que foi lida na sessão ordinária da Assembleia do dia 12 de fevereiro: “Denomina Aeroporto de Canoa Quebrada o Aeroporto do Polo Turístico do Município de Aracati, no Estado do Ceará”.

O líder do Governo na Casa, deputado Júlio César Filho (PPS), também esclareceu a questão, diz o relato da sessão de hoje da Assembleia: “Essa fusão foi feita apenas para atrair mais o turismo da região, fomentando emprego e renda”. Também está equivocado o líder do Governo.