Deputado busca sensibilizar deputados em defesa do BNB. Foto: Assembleia Legislativa.

O deputado Daniel Oliveira (MDB) conseguiu o apoio de mais de 30 deputados estaduais cearenses, somente na sessão ordinária desta quinta-feira (21), para a criação de uma Frente Parlamentar nordestina em defesa do Banco do Nordeste do Brasil, ameaçado de extinção desde o início do Governo do Presidente Bolsonaro, juntamente com o seu congênere Banco da Amazônia. Segundo Daniel, o presidente da Assembleia, deputado José Sarto (PDT), já apoiou a ideia e articula um encontro em Fortaleza, nos próximos dias, de todos os presidentes de Assembleias do Nordeste, onde a questão será tratada.

No seu pronunciamento, para apresentar o requerimento de formação da Frente Parlamentar, Daniel Oliveira disse que a fusão do Banco do Nordeste com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), como admitido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, segundo Daniel, “representa uma perda imensurável” para a Região nordestina, daí a necessidade da reação. Uma fusão dessa é um tiro certeiro no coração do Nordeste. Vamos nos unir e defender o BNB e sua permanência aqui no Ceará, para continuar gerando emprego e renda”, enfatizou.

No dia 2 de dezembro passado, este blog, na nota intitulada “Políticos e empresários cearenses precisam ficar atentos quanto ao futuro do BNB”, comentávamos uma nota da coluna Política do Estadão dando conta de um estudo entregue ao então futuro ministro Paulo Guedes, sobre a fusão do BNB e BASA ao BNDES. A nota do jornal paulista diz que ele não teria gostado da ideia. Mas, gostando ou não, naquele momento, nós chamamos a atenção dos cearenses e nordestinos para ficarem atentos.