“Câmara precisa estar próxima à população”, afirma Antônio Henrique. Foto: CMF.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), abriu, nesta sexta-feira (01), os trabalhos da Casa reforçando o compromisso de ser “mediador e facilitador” para que os parlamentares possam exercer o mandato da melhor forma possível.

Antonio Henrique iniciou o ano legislativo, hoje, dando posse a quatro novos vereadores: Libânia Holanda (PR), Ronivaldo Maia (PT) e Sargento Raginauro (PROS) e Eron Moreira (PP), que substituem, respectivamente, Célio Studart (PV), eleito deputado federal, e Acrísio Sena, Soldado Noélio (PROS) e Salmito Filho (PDT), eleitos, os três, deputados estaduais. Eron não compareceu à solenidade.

Em seu discurso, Antônio Henrique afirmou que as comissões técnicas deverão ser fortalecidas e a Câmara deverá se aproximar mais da população. Para isso, ele destacou três pilares: “priorizar a relação direta da Casa com a comunidade e na comunidade; fomentar práticas para que o cidadão se aproprie da Casa, compreenda e contribua com o trabalho que aqui é feito; e qualificar o acesso às matérias legislativas com maior eficiência e transparência”. O presidente da Assembleia ainda agradeceu aos colegas pela “confiança” ao elegê-lo para o comando da Câmara.

Confira trecho do discurso do vereador Antônio Henrique.

A solenidade de abertura dos trabalhos da Casa contou com a presença do vice-prefeito Moroni Torgan (DEM), além de secretários municipais e outras lideranças de setores do Executivo. Apesar da abertura, a primeira sessão ordinária da Casa está marcada para o próximo dia cinco, terça-feira, quando o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) comparecerá à Casa para discursar aos vereadores.

Novos vereadores

Ronivaldo Maia, que assume o terceiro mandato na Câmara, retorna à Casa já com vaga de membro nas Comissões de Direitos Humanos e de Defesa do Consumidor. “Eu vim para esta comissão [Direitos Humanos] com o seguinte desejo: a defesa dos direitos civis e, dentro deles, os direitos humanos”, afirmou o parlamentar, acrescentando em seguida que atuará para garantir o respeito aos direitos do consumidor.

Libânia Holanda, que também já assumiu o mandato como suplente, afirmou, após sua posse, que seu mandato e uma continuidade dos mandatos de seus familiares, o ex-deputado e ex-vereador Tomaz Holanda e a ex-vereadora Tamara Holanda. Segundo Libânia, sua equipe ainda “vendo com muita cautela” a apresentação de projetos e sua participação em comissões também não está definida.

Já o estreante Sargento Reginauro, formado em Educação Física com mestrado em Educação, destacou a importância de usar ferramentas como o esporte e a cultura para atuar na prevenção de crimes. “Quero cobrar uma maior utilidade da Prefeitura de Fortaleza com relação aos nossos equipamentos públicos. Nós temos bons equipamentos que poderiam estar sendo melhor empregados para atender a jovens e a crianças, mas infelizmente não temos projetos na área de esportes que possam contemplar a realidade de Fortaleza”, afirmou o vereador.