Os únicos tucanos eleitos em outubro de 2018 no Ceará para a Assembleia Legislativa, Nelinho de Freitas e Fernanda Pessoa, e Roberto Pessoa, à Câmara Federal, esperam a reunião prometida pela cúpula do PSDB no Estado sobre o futuro da sigla. O encontro foi marcado logo após a divulgação do resultado das urnas, para março ou abril de 2019 e segue sem data definida.

Dos três eleitos pelo PSDB, nenhum tem história dentro do partido. Nelinho, que não tem tradição no tucanato, está conversando com o PP, mas afirma que “é muito cedo para essa posição de saída de partido”. O novato na Assembleia não descartou a saída, mas disse que agirá com “muita cautela” e quer dialogar com a cúpula do partido, incluindo com o senador Tasso Jereissati (PSDB), antes de definir seu destino. Segundo Nelinho, a saída dos Pessoas da sigla chegou a ser citada durante a reunião realizada logo após a eleição.

Roberto e Fernanda Pessoa, pai e filha, filiaram-se ao tucanato em abril de 2018, há menos de um ano, após perderem o comando do PR, ao qual eram filiados, e verem a sigla migrar para a base do governador Camilo Santana (PT). Sem raízes no novo partido, a dupla pode deixá-lo durante o mandato. Tucanos tradicionais na política cearense Carlos Matos e Raimundo Gomes de Matos foram derrotados nas urnas e não se reelegeram para a Assembleia e para a Câmara Federal, respectivamente.

Acompanhe a declaração do deputado Nelinho.