André Figueiredo espera ampliação da base partidária. Foto: Câmara dos Deputados

Ontem, segunda-feira,  (21), os presidentes estadual e de Fortaleza do PDT, respectivamente André Figueiredo, deputado federal, e Roberto Cláudio, prefeito de Fortaleza, comandaram uma reunião do partido, com as presenças de alguns deputados federais e estaduais, onde trataram da ampliação da base partidária no Estado, com vistas o pleito municipal de 2020, notadamente em Fortaleza, onde o partido tem o comando da administração e pretende novamente eleger um dos seus.

Além da preocupação com a disputa municipal do próximo ano, as lideranças do PDT cearense estão atentas ao cenário nacional, onde esperam uma boa atuação de Ciro Gomes, o nome que o partido quer manter em evidência como novamente candidato à Presidência da República. Eles entendem que o resultado eleitoral de 2018 foi muito bom para Ciro, ficando no terceiro lugar da disputa presidencial, e por isso, suas andanças pelo País fortalecerá muito a legenda em todos os estados brasileiros.

Ontem, os pedetistas também tinham o propósito de tratar da escolha do líder da bancada do partido na Assembleia Legislativa, mas como a convocação da reunião não alcançou a totalidade dos parlamentares, a questão da liderança ficou para ser definida pelos deputados José Sarto, o próximo presidente da Assembleia, a ser eleito em primeiro de fevereiro, e o atual presidente, até o dia 31 deste mês, Zezinho Albuquerque, que logo depois transmitir o cargo para Sarto, deixará a Assembleia para ser Secretário das Cidades.

Sarto, aliás, ainda não concluiu os acertos para a indicação dos demais nomes que integrarão, com ele, a nova Mesa Diretora da Assembleia. A principal dificuldade está em acomodar o PT, cuja vaga, por direito, é a segunda vice-presidência, mas os dirigentes do partido querem ter a primeira vice, hoje do PDT, por ter a maior bancada. A direção do PDT, como aqui já foi registrado, poderia até ceder o lugar, contanto que fosse para o deputado Acrísio Sena. A direção do PT quer o lugar para o deputado Moisés Braz.