Partido teve votação pífia na capital cearense.

O primeiro encontro estadual do PCdoB cearense, deste ano, vai acontecer na próxima semana em Fortaleza. Nele, segundo um dos líderes da agremiação, vai ser feita uma avaliação da situação no partido neste Estado, a partir do resultado da eleição do ano passado, quando nenhum dos principais nomes do partido conseguiu sucesso na disputa pelos cargos proporcionais. Os dois deputados estaduais do PCdoB, Carlos Felipe e Augusta Brito, por sinal reeleitos, só obtiveram sucesso por conta da votação no Interior, “curral eleitoral” dos governantes, como alguns deles sempre diziam.  Os dois, na Capital, tiveram votação insignificante. Felipe conseguiu 2.845, e Augusta, 2.729.

Os dois candidatos do PCdoB com melhor votação em Fortaleza, no pleito passado, foram o vereador Evaldo Lima, com 9.492 votos, e Lula Morais, ex-deputado estadual, com 3.265 sufrágios. Para deputado federal, também, foram surpreendidos com votação bem aquém do esperado, o deputado federal Chico Lopes, não reeleito, e Inácio Arruda, ainda o nome mais expressivo da agremiação, embora tenha decaído muito eleitoralmente, sendo o seu último sucesso eleitoral o pleito de senador, em 2006, aproveitando a composição com o ex-governador Cid Gomes. De lá até aqui, Inácio só tem amargado derrotadas significativas.

Em 2012, no curso do mandato de senador, Inácio disputou mais uma vez a Prefeitura de Fortaleza (ele já disputado em três outras oportunidades), obtendo apenas 22.808 votos. Nas disputas de 2000 e 2004, ele superou os 200 mil votos em cada uma delas. Em 1996, sua primeira tentativa de ser prefeito da Capital, foi votado por 149.476 eleitores. Também nas duas últimas eleições para a Câmara Federal, foi relativamente inexpressiva sua votação. Em outubro passado ele somou apenas 24.657 votos.

Esses números devem subsidiar a discussão sobre o futuro do partido no Ceará, cuja situação, sem dúvida, não é muito diferente do cenário nacional, embora aqui, por razões talvez bem diferentes dos demais estados, as lideranças do partido continuem sendo muito prestigiadas pelos governos. Desde o primeiro Governo Cid Gomes, iniciado em 2017, até agora, o segundo de Camilo Santana, o PCdoB tem um dos integrantes no secretariado estadual.