O PT, o PSB e o Psol anunciaram, nesta terça-feira (22), que vão formar um bloco de partidos de esquerda para se opor, na Câmara dos Deputados, ao governo de Jair Bolsonaro. Os três partidos contam com 96 deputados no total.

A intenção é tentar juntar todas as siglas de esquerda. Por isso, a presidente do PT, Gleisi Hoffman, disse que o próximo passo é convidar PCdoB, PDT e Rede. “Achamos que isso é fundamental para fazer um enfrentamento firme ao governo Bolsonaro, que já demonstra não ter capacidade de sustentação”, disse a deputada eleita.

Uma reunião com os outros três partidos poderá ocorrer ainda nesta semana.

Para o deputado eleito Marcelo Freixo (Psol-RJ), que já anunciou sua candidatura à Presidência da Câmara, o foco agora é ampliar alianças entre partidos de esquerda e centro-esquerda. “O mais importante é a garantia da unidade do campo de esquerda. Nosso nome está apresentado para buscar essa unidade desde o início”, afirmou.

Eleição

A eleição para a Presidência da Câmara e demais cargos da Mesa Diretora está marcada para o dia primeiro de fevereiro, após a posse dos parlamentares da nova legislatura.

Até agora, já anunciaram candidatura à Presidência da Câmara:

Alceu Moreira (MDB-RS)
Artur Lira (PP-AL)
Capitão Augusto (PR-SP)
Fábio Ramalho (MDB-MG)
JHC (PSB-AL)
Kim Kataguiri (DEM-SP)
Marcel Van Hattem (Novo-RS)
Marcelo Freixo (Psol-RJ)
Rodrigo Maia (DEM-RJ)

Fonte: Agência Câmara/Por: Tiago Miranda

Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados.