A coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, na edição desta segunda-feira (07), destaca uma manifestação oficial da médica cearense, Mayra Pinheiro (PSDB), hoje integrante da equipe do ministro da Saúde, chamando os médicos cubanos que não quiseram voltar para Cuba, após o encerramento do programa Mais Médicos. Mayra foi candidato ao Senado, nas eleições de outubro passado, na chapa encabeçada pelo general Guilherme Theophilo, candidato a governador, também do PSDB, e como ela hoje integrado à equipe do presidente Jair Bolsonaro. Ele como secretário de Segurança, no ministério da Justiça e da Segurança.

Leia o registro da coluna Painel, que lembra a doutora Mayra fazendo manifestação contra os médicos cubanos no Brasil:

Sinta-se em casa O Ministério da Saúde de Jair Bolsonaro iniciou operação para tentar localizar cubanos que, após o fim do Mais Médicos, decidiram ficar no país. Mayra Pinheiro, secretária responsável pela área no órgão, enviou mensagem na qual pede aos que não quiseram voltar a Cuba que preencham um formulário. O mapeamento precederia a criação de cursos preparatórios, apoiados pela Associação Médica Brasileira e o Conselho Federal de Medicina, para submeter esse grupo a um “novo Revalida”.

Quem te viu… Na mensagem de voz, Mayra diz que o governo tem tido dificuldade de localizar todos os cubanos que burlaram a ordem de retorno ao seu país após o fim do programa petista. Ela se dirige aos médicos estrangeiros de maneira carinhosa, chamando-os de “colegas” e “irmãos”.

…Quem te vê Mayra ganhou fama como uma das mais fervorosas críticas do programa Mais Médicos e chegou a marcar presença em atos contrários ao exercício da medicina no Brasil pelos cubanos. A AMB e o CFM, entidades citadas na mensagem, também tinham restrições à atuação dos profissionais estrangeiros.

Fale com ela Numa tentativa de demonstrar parceria real com os cubanos, Mayra diz que eles devem usar o canal com o Ministério da Saúde inclusive para denunciar assédio ou ameaças. “Este é um país livre”, afirma.

Foto: Arquivo Pessoal da Dra. Mayra Pinheiro.