Segue indefinida sucessão da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Foto: Assembleia Legislativa/Divulgação.

Ainda sob o impacto da decisão do deputado Zezinho Albuquerque, de deixar a disputa para continuar presidente da Assembleia Legislativa, e ser Secretário das Cidades, do Governo Camilo Santana, a partir de fevereiro próximo, hoje, na Assembleia, em pleno recesso, tinha mais deputado que em certos dias de funcionamento normal da Casa. E todos estavam lá especulando sobre a eleição da próxima Mesa Diretora da Casa, no dia primeiro de fevereiro, embora também falassem sobre as escolhas dos secretários do governador Camilo Santana. Pelo menos dois deputados estavam esperando compor o secretariado do governador.

O deputado Daniel Oliveira (MDB) era tido como certo para a secretaria das Cidades, e Osmar Baquit (PDT) esperava ser chamado para a secretaria de Esportes. Camilo preferiu tirar apenas um deputado federal e outro estadual, deixando frustrados os dois suplentes imediatos, no caso Gorete Pereira e Manuel Duca. Com Mauro Filho (PDT) na secretaria de Planejamento, o suplente beneficiado é o Aníbal Gomes (DEM), irmão de Duca, e com Zezinho Albuquerque (PDT) na secretaria das Cidades, o beneficiado é Lucílvio Girão (PP).

Em relação à eleição dos novos dirigentes da Assembleia, em fevereiro, só não mudou o fato de vir a ser  do PDT, o próximo presidente da Casa, pois é o partido com a maior bancada, 14 deputados no total. Os demais integrantes da Mesa só serão definidos após a escolha do presidente, podendo ainda o PDT indicar o nome para a segunda mais importante posição, que é a primeira secretaria da Casa. O PDT, conforme já anunciado neste blog, terá uma reunião no próximo dia oito, quando a questão da Mesa Diretora da Assembleia poderá ser tratada, embora há quem diga que só mais próximo do fim deste mês é que seja encontrada a solução no espaço pedetista.

Para alguns deputados, a participação do governador Camilo Santana, na escolha do novo presidente da Assembleia, ficou encerrada com o convite feito ao deputado Zezinho Albuquerque, para formar no seu secretariado. Camilo ouviu, ao longo dos últimos dias, quase todos os deputados da sua base aliada, também sobre a eleição na Assembleia. O caso agora fica restrito ao Poder Legislativo, embora ele acompanhe de perto os entendimentos das diversas bancadas para evitar atrito na sua base parlamentar. Das conversas de hoje, nas várias rodas formadas na Assembleia, pouco vazou.