Integrantes do Partido Progressista (PP) no Ceará têm encontro na próxima segunda-feira, em Fortaleza, quando avaliarão a situação da agremiação depois das eleições do ano passado, com a eleição de três deputados estaduais e mais um deputado federal, o seu próprio presidente, Antônio José Albuquerque. No encontro, os dirigentes da agremiação já poderão anunciar as novas filiações ao partido.

Até agora, a direção do PP mantém reserva quanto aos nomes dos três deputados estaduais que espera filiar, em fevereiro, quando vários outros deputados, estaduais e federais mudarão de partido em vários estados brasileiros, mas uma dessas novas filiações pode ser a do deputado eleito pelo PSDB, Nelinho, que, com a saída, deixa o tucanato sem um representante da autêntica linhagem do partido no Legislativo estadual.

A deputada Fernanda Pessoa, eleita pelo PSDB para a Assembleia, assim como seu pai, Roberto Pessoa, para a Câmara Federal, estão no PSDB por questões circunstanciais. Podem até ficar no partido, se assumirem o seu comando, mas fora disso demorarão pouco no tucanato.

A propósito, ontem, neste blog, um post falava da situação do PSDB no Estado do Ceará, a partir de uma entrevista concedida pelo deputado estadual Carlos Matos, dizendo que o seu partido morreu. Carlos Matos é hoje o único deputado do PSDB na Assembleia. Ele disputou a reeleição mas não obteve êxito, assim como o seu colega deputado federal Raimundo Gomes de Matos.

Confirmadas as adesões, o PP vai passar a ter a segunda maior bancada na Assembleia, perdendo apenas para o PDT, hoje, com 14 deputados.