Composição da Mesa Diretora só será conhecida dia primeiro de fevereiro. Foto: Assembleia Legislativa.

Após a definição do deputado estadual José Sarto (PDT) como candidato da base para a presidência da Assembleia Legislativa, a disputa que está movimentando os parlamentares é a composição do restante da Mesa Diretora. O PDT, PT, Solidariedade, PP e MDB, cada um tenta puxar um pouco mais para seu lado.

Os deputados do PT não querem aceitar a vaga que está reservada para eles, a de segundo vice-presidente. Eles gostariam de ficar, ao menos, com a primeira vice-presidência, lugar também do PDT, por ter a maior bancada e ter o direito de escolher as três melhores posições na Mesa. Os deputados petistas – Elmano de Freitas, Moisés Braz, Acrísio Sena e Fernando Santana -, já conversaram o deputado José Sarto, mas não obtiveram êxito.

Também há um impasse em relação ao Solidariedade (SD). No primeiro momento, o SD estava cobrando a vaga de primeiro secretário da Assembleia, para a deputada Aderlânia Noronha ( o outro deputado é Heitor Férrer). O PDT não abre mão do cargo. O restante da composição da nova Mesa Diretora da Assembleia vai acabar dependendo de decisão do ex-governador Cid Gomes com o governador Camilo Santana.

Enquanto os nomes com maior apelo político disputam a Mesa, outros parlamentares, que também são da base governista, esperam a definição dos cargos para pleitearem o comando das comissões em contato direto com Sarto. Entre eles está o deputado Heitor Férrer (SD), que já afirmou estar fora da disputa pela Mesa, deixando essa articulação a cargo do deputado federal Genecias Noronhas (SD), que tenta emplacar sua esposa, Aderlânia Noronha (SD), como primeira secretária.

Heitor aguarda a confirmação de Sarto como presidente, que deverá ocorrer no próximo dia primeiro, para dialogar com o pedetista sua indicação para o comando da Comissão de Saúde, área na qual atua como médico. Quem também está de olho no cargo é a deputada Drª Silvana (PR), que, assim como Heitor, é médica e não tem interesse em compor a Mesa. A deputada diz que também aceitaria um convite para presidir a Comissão de Educação. Quem está de fora de qualquer disputa, incluindo comissões ou Mesa, é o pedetista Tin Gomes, que trabalhou forte na sua candidatura pela presidência, mas perdeu força quando os irmãos Cid e Ciro Gomes (PDT) escolheram o lado de Sarto.

As comissões de Constituição e Justiça, e de Orçamento, duas das mais importantes, os pedetistas querem para si. O deputado Antônio Granja, não sendo o primeiro secretário da Assembleia, permanecerá como titular da Comissão e Justiça, e o deputado Sérgio Aguiar deverá ficar com a de Orçamento, sendo correligionários deles.