O deputado federal Ronaldo Martins (PRB), pastor licenciado da Igreja Universal, passou longe da tribuna da Câmara dos Deputados em 2018. Durante todo o ano passado, o líder religioso só realizou dois pronunciamentos na Casa: o primeiro, no dia 6 de março, para homenagear os 70 anos da Sociedade Bíblica do Brasil e o ano da Bíblia Sagrada no Brasil; o segundo, em 24 de abril, para denunciar a expulsão de famílias de suas residências em Fortaleza, por facções criminosas. Na ocasião, o parlamentar ainda pediu apoio federal à polícia cearense.

Em 2014, Ronaldo alcançou 113.885 votos, garantindo sua cadeira na Câmara. No entanto, em 2018, o parlamentar perdeu alguns votos e ficou com 101.089, mas mesmo assim ficou fora da lista dos eleitos. Alguns deputados federais cearenses, com menos votos, conquistaram mandatos no pleito passado. Isso aconteceu por conta das coligações partidárias e a consequente contagem de votos que é feita pela Justiça Eleitoral.

Nas próximas eleições proporcionais, mesmo as de vereadores, em 2020, seguindo as de deputados em 2022, não haverá mais as coligações partidárias, o que significa dizer que os eleitos, vereadores e deputados, serão sempre os mais votados. As coligações partidárias continuarão, porém, mas apenas para as eleições majoritárias.

Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados.