O Índice de Confiança do Empresário Industrial cearense (ICEI), elaborado pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), marcou no mês de janeiro 63,2 pontos, seguindo a tendência de alta. Essa pontuação foi 2,6 pontos maior que no mês anterior e representa o sexto mês seguido acima dos 50 pontos. Os números revelam que o ICEI continua acima de sua média histórica, que é de 56,6 pontos.

Mais uma vez, é a Indústria da Transformação quem puxa o resultado no Ceará, atingindo 64,3 pontos nesse mês – maior resultado desde fevereiro de 2013. A pontuação de janeiro foi 2,7 pontos maior que no mês passado e segue muito acima da sua média histórica, de 52,7 pontos.

O Índice de Confiança da Indústria da Construção cearense segue acima dos 50 pontos, alcançando 58,4 pontos em janeiro, crescimento de 1 ponto em relação ao mês anterior. Com isso, a Indústria da Construção do estado prossegue acima da sua média histórica de 53,4 pontos.

A continuidade dos resultados acima da média histórica sugere uma efetiva melhora no cenário econômico local. Por outro lado, o cenário segue menos favorável para a Indústria da Construção em comparação aos demais setores.

No Brasil

No Brasil, o ICEI atingiu 64,7 pontos em janeiro, também indicando alta confiança do empresariado nacional. Tal marca é 0,9 ponto acima de dezembro, quando o Índice alcançou 63,8 pontos.

Com essa pontuação, o Índice se mantém bem acima da média histórica de 54,7 pontos. O mês de janeiro de 2019 também representa o quarto mês seguido de crescimento do ICEI no Brasil.