A disputa pela presidência da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados chega ao Ceará, no início da próxima semana, segundo registro feito neste sábado pela Coluna Painel do jornal Folha de S. Paulo. A primeira nota da coluna diz que o líder do PP na Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não está assistindo à movimentação de Maia ( o atual presidente Rodrigo Maia) parado. Ele desembarca na segunda-feira (7) em Fortaleza para uma conversa com o PDT. O papo será na casa do senador eleito Cid Gomes (PDT-CE).

Lira, prossegue a informação, também trabalha para atrair o PT, maior bancada da Câmara. Os petistas estão chamando uma reunião com siglas de esquerda no dia 14 para debater o que vão fazer. Apesar do acerto com o PSL, Maia não fechou as portas para o partido de Lula, mas a sigla diz que agora vê nele “a cara de Bolsonaro”.

Também segundo a coluna do jornal paulista, o presidente da Câmara (Rodrigo Maia) vai desembarcar no Ceará no dia seguinte à visita de Lira. Cid Gomes, o anfitrião de ambos, atua como bombeiro. Quer levar o PP de volta ao bloco do democrata, finaliza.

O PP cearense é comandado pelo deputado federal eleito, Antônio José Albuquerque, muito ligado realmente a Cid Gomes, também por conta da relação do seu pai, o presidente da Assembleia Legislativa cearense, Zezinho Albuquerque, com Cid e Ciro Gomes. Os dois tiveram grande influência, junto ao PP nacional, para garantir Antônio José no comando do PP no Estado. O deputado federal Adail Carneiro, lutava para ficar com o partido no Ceará.

O deputado federal André Figueiredo, líder da bancada do PDT na Câmara dos Deputados, participará dos encontros de Cid, tanto com o deputado Artur Lira, quanto com o deputado Rodrigo Maia.

Foto: Câmara dos Deputados/Divulgação.