Governador Camilo Santana prega diálogo entre poderes. Foto: Governo do Estado/Divulgação.

Empossado na tarde desta terça-feira (1º) para mais um mandato como governador do Ceará, Camilo Santana (PT) fez seu primeiro discurso em 2019 no Plenário da Assembleia Legislativa reforçando o diálogo como marca da sua gestão. “Costumo dizer que ninguém governa sozinho. Quero pedir o apoio dos deputados estaduais para juntos fazermos um Ceará cada vez mais forte. Vocês terão em mim sempre as portas do governo abertas para críticas, sugestões respeitosas e construtivas”. afirmou, após os agradecimentos a aliados políticos, aos eleitores e a familiares pela sua reeleição.

Apesar da abertura para o diálogo, nenhum deputado estadual de oposição ou não-governista foi à Assembleia conferir a posse do chefe do Executivo. Carlos Matos (PSDB), Fernanda Pessoa (PSDB), Renato Roseno (PSOL),  Heitor Férrer e Capitão Wagner (PROS). No entanto as ausências não reduziram o tom de agradecimento e de consenso que guiou o pronunciamento. Dos nove minutos que durou a fala do governador, seis foram destinados apenas a agradecimentos.

“Sou, com muito orgulho o governador de todos os cearenses e buscarei honrar essa missão procurando governar, acima de tudo, com muita justiça”, encerrou. Em seguida, após o término da cerimônia, Camilo concedeu entrevista aos jornalistas, onde tratou das expectativas para o novo governo e sobre a relação com o presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Sobre o novo presidente, o petista afirmou que buscará uma “relação institucional, de respeito” com Bolsonaro e negou que a sua ausência na posse do presidente, realizada também na tarde de hoje, em Brasília, fosse uma ação de oposição a Bolsonaro. “Apenas uma questão de facilitar a vida dos cearenses, que não precisam acordar tão cedo para ver a posse do governador”, explicou Camilo.

Camilo discursa após ser empossado parta novo mandato. Foto: Blog do Edison Silva.

Novo mandato

Camilo afirmou ainda que sua administração priorizará duas medidas: “reduzir despesas e aumentar receitas”. Segundo o petista, o objetivo é sobrar verba para realizar investimento em educação, segurança e saúde, além de gerar empregos. De acordo com o governador, o Ceará é hoje o estado que mais investe, chegando a 13,9% do orçamento utilizado em investimento em 2017. O valor seria ainda maior em 2018, mas os números ainda não foram divulgados.

O governador afirmou ainda que buscará “construir canais” junto a todos os representantes do Ceará em Brasília, quer sejam parlamentares ou ministros de oposição ou não. Camilo encerrou a entrevista defendendo o secretário da Segurança, André Costa, afirmando que “segurança não é uma coisa que se resolve da noite para o dia”, e que trocar o comando da pasta seria descontinuar o trabalho que vem sendo feito ao logo de seu mandato. Para o petista, o foco agora será retomar o controle do Sistema Penitenciário, que ganhou uma secretaria específica para o assunto, sob o comando de Luís Albuquerque.

Crise na Segurança

Nos últimos anos, o Ceará foi manchete na imprensa nacional e internacional pelo avanço das facções criminosas no Estado. Nos últimos dois anos, o estafo foi palco de pelo menos três chacinas, teve vários ônibus incendiados por ordens de traficantes e foi obrigado a dividir os presídios entre as facções para evitar os homicídios dentro das unidades carcerárias. Além disso, sofre com constantes ataques a bancos em municípios do Interior.

Confira o discurso de posse do Governador Camilo Santana :

Confira a coletiva dada pelo Governador Camilo Santana após a posse na Assembleia Legislativa: