Domingos Filho é instado a presidir o PSD no Ceará. Foto: TCE.

O conselheiro em disponibilidade Domingos Filho,  segundo a assessoria do Partido Social Democrático (PSD) teria sido  convidado, na quarta-feira (23), durante reunião com o presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, em São Paulo, para ser o presidente do PSD no Ceará.  Hoje a presidência do PSD cearense é ocupada pelo seu filho, o deputado federal reeleito Domingos Neto.

A deputada estadual eleita Patrícia Aguiar, esposa de Domingos Filho, também está em São Paulo, onde participa das articulações da sigla e também marcou presença na reunião, onde o convite teria sido feito. Domingos Neto, segundo a mesma nota, vai assumir a Relatoria-Geral do Orçamento da União, na Câmara Federal, posição prometida ao PSD em troca do apoio à reeleição de Rodrigo Maia na presidência da Câmara.

Nas eleições de 2020 não será possível formar coligação para a eleição de vereadores. A previsão é que a mudança dificulte a eleição de vereadores filiados a partidos menores, que não dispõem de grade estrutura para bancar suas campanhas. O número máximo de candidaturas lançadas por sigla é igual ao número de vagas na Câmara Municipal mais 50%, sendo que 30 dos nomes lançados devem ser de candidatas mulheres.