Nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza. Foto: Câmara Municipal/Divulgação.

Empossada nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza para o biênio 2019-2020. A cerimônia aconteceu no início da tarde desta terça-feira (01), no Plenário da Casa Legislativa e contou com a presença do senador eleito Cid Gomes, do Prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, do secretário de Governo da Prefeitura, Samuel Dias, da Secretária-Executiva de Cultura do Município, Paola Braga de Medeiros e outros 10 vereadores.

A nova Mesa Diretora é formada pelo presidente Antônio Henrique (PDT), a mesa é formada por Adail Junior (PDT), primeiro vice-presidente; Raimundo Filho (PRTB), segundo vice-presidente; Gardel Rolim (PPL), terceiro vice-presidente; Idalmir Feitosa (PR), primeiro secretário; Ziêr Férrer (PDT), segundo secretário; Lucimar Martins – Bá (PTC), terceira secretária, e Márcio Cruz (PSD), Casimiro Neto (MDB) e John Monteiro (PDT) como vogais.

Vereador Antônio Henrique assume comando da Câmara Municipal de Fortaleza. Foto: Blog do Edison Silva.

Em seu discurso de posse, o pedetista fez questão de destacar o trabalho de seu antecessor, vereador Salmito Filho (PDT) e do prefeito Roberto Cláudio. Antônio Henrique lembrou também da importância do trabalho de outros presidentes e, ao se dirigir ao senador eleito Cid Gomes, afirmou ser ele o seu exemplo na política.

“Hoje é um dia especial porque iniciamos mais um ciclo. Para mim é muita responsabilidade exercer o comando do Poder Legislativo Municipal da quinta maior capital do Brasil. Este é meu terceiro mandato e tive a honra e a oportunidade de ser eleito por cada um dos vereadores. Nós iremos fazer um trabalho voltado para os interesse da nossa cidade e do povo de Fortaleza. É preciso ter interesse pela história para poder fazer um bom trabalho. Salmito fez um excelente trabalho, assim como outros presidentes. O Walter Cavancante, o Tim Gomes, o Acrísio Sena e o Dr. Sarto passaram por aqui e deixaram suas marcas, e temos de respeitar a história deles. Nossa missão é fazer a ponte com o passado, olhando para o presente e pensando no futuro. Este será um ano de muitos desafios, mas estamos preparados. Sei que teremos o apoio do ex-governador Cid Gomes que vai estar no Senado buscando o melhor para nosso Estado. Além da amizade que temos, eu tenho em Cid um exemplo de político”, disse.

O novo presidente da Câmara lembrou do papel de todos os vereadores e acentuou a importância da oposição para o crescimento e fortalecimento do processo democrático e a melhora dos serviços públicos.

“O meu desejo é fazer um trabalho que seja reconhecido daqui a dois anos. Vou continuar o trabalho do Salmito, ajustando o que for necessário, melhorando o que preciso para melhorar o nosso trabalho para que a população de Fortaleza saiba que temos um poder que defende os interesses de nossa cidade. Agradeço e conto com a ajuda de cada um dos vereadores para continuarmos dialogando com o povo, com as autoridades e com a oposição. Precisamos reconhecer o papel da oposição, precisamos reconhecer o papel fundamental dos vereadores de oposição, e eu vejo aqui, por exemplo, os vereadores Guilherme Sampaio e Márcio Martins. A oposição mostra, muitas vezes, problemas que a base (base de apoio) não está conseguindo ver, e a partir daí a base procura reconhecer o problema para que ele possa ser resolvido. Conto com cada um dos vereadores para fazer essa administração. Diálogo, determinação, vocação e vontade são os materiais que temos em nossas mãos para fazermos um bom trabalho”, salientou.

Ao final, Antônio Henrique informou que, a partir desta quarta-feira (02), a Câmara terá como novo Diretor-Geral, Adré Asfor Machado.

Os vereadores presentes à solenidade de posse (além, dos que formam a Mesa diretora) Benigno Jr, Guilherme Sampaio, Ésio Feitoisa, Evaldo Costa, Professor Eloi, Jorge Pinheiro, Márcio Martins, Marília do Posto, Renan Colares e Soldado Noélio.

Sobre o novo presidente da Câmara.

Antônio Henrique foi eleito pela primeira vez vereador de Fortaleza no ano de 2008. Reeleito em 2012 e 2016. Presidiu as Comissões de Constituição e Justiça e de Orçamento, Fiscalização e Administração Pública e da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Em 2017 comandou a secretaria-executiva Regional III.