Deputado José Sarto faz anúncio da chapa única que concorre ao comando da Mesa Diretora da AL. Foto: Blog do Edison Silva.

O futuro presidente da Assembleia Legislativa, Deputado José Sarto (PDT), anunciou, na manhã desta quarta-feira (30), no Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa, a composição da Mesa Diretora que deverá ser eleita (chapa única) na próxima sexta-feira (01), para o biênio 2019 – 2020. Entre os dez nomes da lista, incluindo o do próprio pedetista, três são de deputados que estreiam na Casa neste mandato: Fernando Santana (PT), que assume a primeira vice-presidência; Patrícia Aguiar (PSD), para a terceira secretaria; e Romeu Aldigueri (PDT), como terceiro suplente.

Foi surpresa  a escolha de Fernando Santana para a primeira vice-presidência. O nome do PT era o do deputado Moisés Braz, mas o PDT só aceitaria entregar a primeira vice-presidência caso o indicado fosse Acrísio Sena (PT). O impasse foi resolvido depois da rejeição ao nome de Moisés, o candidato de Guimarães para a vaga. “Eu agradeço a indicação para a chapa ao meu partido, à bancada estadual à articulação que o próprio deputado federal José Guimarães fez para que o partido pudesse indicar um nome”, disse Santana, sem detalhar o encontro da bancada com o deputado José Sarto, no último domingo.

Patrícia Aguiar, apesar de estreante no mandato de deputada, tem vasta experiência na política cearense, com três mandatos à frente da Prefeitura de Tauá, secretária de Turismo de Fortaleza, e já passou pela Assembleia Legislativa como assessora parlamentar do ex-deputado Antônio Câmara. “Qualquer que seja a missão que nos for confiada nessa Casa, nós vamos procurar dar o nosso melhor”, afirmou Patrícia, que também é esposa do conselheiro em disponibilidade Domingos Filho e mãe do deputado federal Domingos Neto.

Plenário já está preparado para cerimônia. Foto: Blog do Edison Silva.

Já Romeu Aldigueri foi o último na lista de composição da Mesa e chega à Assembleia com a experiência de ter ocupado a Prefeitura de Granja, hoje nas mãos da prefeita Amanda do Romeu (PDT), sua parente. O deputado eleito não compareceu à Casa hoje para acompanhar o anúncio.

“Nós procuramos conduzir esse processo da melhor maneira possível, tentando levar em consideração a proporcionalidade partidária e a proporcionalidade de gênero, evidentemente que a Mesa Diretora não comporta todas as expectativas, nem de partido nem pessoas. E, na medida do possível, o que a gente tentou fazer foi construir uma mesa plural, uma mesa que represente a maioria dos sentimentos partidários que estão assentados aqui nesta Casa e também a representação das mulheres, que a gente acha importante”, afirmou Sarto, que destacou a chapa como “plural” e espera, quando oficializado na presidência da Casa, fazer uma gestão “abrangente e tolerante”, com espaço para diálogo com partidos de oposição, como PSDB, PROS, PSL e PSOL.

Ao anunciar a composição da chapa, Sarto destacou a importância de abrir espaço para a bancada feminina em posições de destaque na Assembleia. Segundo o futuro presidente, “toda missão entregue a uma mulher está bem melhor entregue que a um homem”. Na composição da Mesa que ainda está em vigor, apenas Augusta Brito (PCdoB) representa as mulheres, como 4ª secretaria. As deputadas ainda poderão ser contempladas com a presidência das comissões, que ainda não foram definidas. A Drª Silvana já afirmou seu interesse em presidir a Comissão de Recursos Humanos ou a de Educação. Nesta legislatura, além da Silvana, Patrícia, Augusta e Aderlânia, completam a bancada feminina as deputadas Fernanda Pessoa (PSDB) e Érika Amorim (PSD).

Confira a chapa para a nova Mesa Diretora da Assembleia:

Presidente: José Sarto (PDT)
1º vice-presidente: Fernando Santana (PT)
2º vice-presidente: Danniel Oliveira (MDB)
1º Secretário: Evandro Leitão (PDT)
2ª Secretária: Aderlânia Noronha (SD)
3ª Secretária: Patrícia Aguiar (PSD)
4º Secretário: Leonardo Pinheiro (PP)
1º Suplente: Osmar Baquit (PDT)
2º Suplente: Bruno Gonçalves (Patriotas)
3º Suplente: Romeu Aldigueri (PDT)

Ouça a declaração do deputado José Sarto.