O vereador Salmito Filho, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, preside, na manhã desta segunda-feira, uma das mais tranquilas eleições para o comando daquela Casa, nos últimos anos. Ele, acordado com o prefeito Roberto Cláudio, presidente municipal do PDT, conduziu todos os entendimentos para chegar ao dia da votação, como de fato está chegando, com uma chapa única. A quase totalidade dos vereadores foi abordado sobre a eleição, quando saiu o primeiro entendimento, o de que o PDT, por ser a maior bancada, indicaria o nome do presidente, no caso, o vereador Antônio Henrique, dentre vários pretendentes dentro do próprio partido.

As negociações resultaram tão satisfatórias que foram pouquíssimos os comentários sobre insatisfações, o que é comum nesses momentos devido aos muitos interesses em jogo. Os novos dirigentes do Legislativo municipal de Fortaleza, embora sejam eleitos nesta segunda-feira, só tomarão posse, no entanto, em solenidade no dia primeiro de janeiro, quando tem início o ano legislativo, embora as sessões plenárias só aconteçam a partir de fevereiro, com uma nova composição, em razão da saída de alguns vereadores que se elegeram deputados estaduais e federal.

O próprio vereador Salmito Filho é um deles. Ele foi eleito deputado estadual e no último dia do mês de janeiro terá que renunciar ao mandato de vereador, se não o fizer antes, para assumir o novo mandato no dia primeiro de fevereiro, data da posse dos deputados estaduais, federais e senadores. Um outro vereador que também já presidiu a Câmara Municipal, que renunciará ao mandato para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado é Acrísio Sena.

A posse do governador Camilo Santana é no dia primeiro de janeiro, como de resto a posse de todos os governadores dos demais estados brasileiros, assim como o do Distrito Federal e o presidente da República, Jair Bolsonaro.

Foto: Câmara Municipal/Divulgação.