O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho, no encerramento do Programa de Capacitação e Formação Continuada, ontem, voltou a falar, como todos aqueles que cumprirem bem a missão, do reconhecimento, em trabalho acadêmico, de ser aquela Casa Legislativa, a mais transparente de todas as das capitais brasileiras, tendo à mesa, além do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, e o ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União, além do desembargador federal Cid Marconi, do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Edilberto Pontes, e o presidente eleito da Câmara, vereador Antônio Henrique.

 

Salmito está encerrando sua passagem pela Câmara Municipal de Fortaleza, no fim do próximo mês, para iniciar uma nova jornada na Assembleia Legislativa cearense. Ele está completando seis anos como presidente do Legislativo municipal, divididos em dois períodos distintos. Não fez tudo que talvez tenha planejado, mas deixará um significativo legado, pois a imagem da Câmara, hoje, é bem diferente daquela que o fortalezense repudiava, por conta do comportamento reprovável de alguns dos seus integrantes.

Só neste ano, dois ministros do Supremo Tribunal Federal vieram dar palestras na Câmara Municipal, os ministros Luís Roberto Barroso e Lewandowski, assim como outras autoridades nacionais. Isso não pode ser relativizado. Não tivesse o Legislativo de Fortaleza melhorado sua imagem, para merecer a devida respeitabilidade, essas personalidades não emprestariam seus nomes para abrilhantarem eventos por ela patrocinados. O próximo presidente da Câmara, vereador Antônio Henrique, partícipe das mudanças implementadas no Salmito, assumirá no dia primeiro de janeiro, verdadeiramente, com uma grande responsabilidade.

Fotos: Blogdoedisonsilva.