O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, até o fim deste mês, Salmito Filho, recebeu dos seus colegas vereadores, ontem, uma significativa demonstração de respeito e reconhecimento pela sua atuação no comando do Legislativo de Fortaleza, nos últimos quatro anos. Antes desta Legislatura, Salmito já havia presidido a Casa por dois anos. Na última segunda-feira, ele recebeu a Medalha Boticário Ferreira, em solenidade que contou com a presença do prefeito Roberto Cláudio. Vereadores, ex-vereadores, secretários municipais, políticos do Interior, e seus  familiares lotaram o plenário e galerias da Câmara.

Após a saudação, feita pelo primeiro signatário da homenagem, vereador Michel Lins, Salmito fez um pronunciamento de agradecimentos e exaltação à boa política e ao Legislativo, inclusive comparando as atividades deste com as dos dois outros Poderes, Executivo e Judiciário. Salmito lembrou os grandes momentos de discussão na Câmara, dos mais diversos assuntos, para reafirmar a importância do diálogo, de ouvir o outro lado, de aprender com os contrários.

Salmito deixa a Câmara Municipal de Fortaleza, no meio do mandato conquistado em 2016, para assumir a cadeira de deputado estadual ganha na eleição deste ano, com uma expressiva votação em Fortaleza, como fez questão de ressaltar em sua fala, em determinado momento, cheia de emoção, quando falava para os  pais e tios presentes.

Salmito fica na Câmara Municipal até o fim do mês de janeiro. A posse na Assembleia é no dia primeiro de fevereiro. Ele será substituído na presidência da Câmara Municipal pelo vereador Antônio Henrique, já eleito para o cargo, no início deste mês. A posse de Henrique é no dia primeiro de janeiro.