O prefeito de de Beberibe, Padre Pedro (PSD), foi afastado do cargo, na manhã desta terça (18), sob acusação de fraudar licitações para compra de água, medicamentos e insumos para o hospital municipal, e contratação de empresa para realização de eventos. O afastamento se deu no âmbito da Operação Cartas Marcadas, que cumpriu dois mandatos de afastamento contra o gestor e outro contra um vereador do município.

Além dos dois afastamentos, a operação ainda cumpriu outros 19 mandatos de busca e apreensão em residências dos servidores, empresários e políticos ligados à gestão de Padre Pedro. A operação investiga ainda desvio de finalidade na contratação de escritório de advocacia e de assessoria sem licitações, assim como irregularidades na dispensa fraudulenta de processo licitatório para locação de imóvel de propriedade do pai de um vereador.

A ação é decorrente de seis inquéritos civis públicos que tramitam nas Promotorias de Justiça de Beberibe, com auxílio da Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap). A operação foi deflagrada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através das Promotorias de Justiça de Beberibe, da Procap, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e do Núcleo de Investigações Criminais do Ministério Público (NUINC).

Fonte: MPCE