Deputados eleitos para o primeiro mandato participaram nesta segunda (10) de seminário preparatório sobre cenário macroeconômico, reforma tributária e processo legislativo orçamentário.

O deputado eleito Tiago Mitrau (Novo-MG) explicou que o curso é importante para que os novos parlamentares possam conhecer as regras da Casa para agilizar a atuação legislativa.

Segundo Mitrau, o partido vai analisar as propostas que chegarem e estão em tramitação. “Nós não temos necessidade de apresentar proposta própria. A gente pode pegar as que já estão tramitando e fazer as melhorias necessárias para que sejam aprovadas”, destacou.

Também eleito em outubro pela primeira vez, o jurista Luiz Flávio Gomes (PSB-SP) afirmou que o conhecimento das regras e do processo legislativo vão facilitar a tramitação dos projetos apresentados pelos parlamentares.

“Às vezes, você tem ideia de apresentar um projeto, mas esbarra justamente com os obstáculos do orçamento e, por isso é muito importante que a gente tenha o domínio desses detalhes”, disse Gomes.

Expectativa dos eleitores
O novo deputado João Campos (PSB-PE) ressaltou que o conhecimento sobre o processo legislativo e orçamentário vai ajudar a atender a expectativa dos eleitores.

“É uma chance de poder fazer com que tudo aquilo que era uma vontade, era uma esperança, se torne uma realidade”, afirmou Campos.

A nova parlamentar Caroline de Toni (PSL-SC) também acredita que o conhecimento do processo legislativo e das atribuições de um deputado é importante para mostrar o trabalho na Câmara para os eleitores. “Para que a gente possa entregar um bom trabalho para a base que nos elegeu”, disse.

Na véspera da posse, haverá um novo encontro parlamentar, desta vez com uma abordagem da linha de serviços de apoio ao mandato que a Casa oferece.

No Ceará, os deputados estaduais eleitos neste ano, também vão receber instruções dos setores legislativo e administrativo da Assembleia Legislativa, como acontece a todo o início de uma nova Legislatura. Da parte administrativa os novos deputados vão saber quais são os direitos e vantagens que terão ao longo do mandato, e do Departamento Legislativo serão instruídos sobre a dinâmica do plenário e das comissões técnicas, com especial atenção para o Regimento Interno do Legislativo.

Com informações do site da Câmara dos Deputados.

Foto: Agência Câmara de Notícias.