Este Blog noticiou, na última quarta (clique aqui para ler a matéria), movimentação na Assembleia Legislativa cearense em torno de especulações sobre uma possível mudança no resultado das eleições por conta da validação dos votos, por decisão da Justiça Eleitoral, da candidata Lia Gomes, que teve reformada a decisão da Justiça Eleitoral, a qual considerou inapta a disputar a cadeira de deputado estadual.

Em face das decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que validaram o registro e, consequentemente a validação dos votos de várias candidaturas como Domingos Filho e Lia Gomes, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por meio da Comissão Apuradora das Eleições 2018, realizou, nesta sexta (14) uma nova totalização (retotalização) dos resultados da eleição.

Assim, com o deferimento das candidaturas pelo TSE, e comandando os dados no sistema a retotalização, Lia Ferreira Gomes obteve 6.598 votos válidos e  Domingos Filho 2.118 votos. Ambos concorreram para deputado estadual. Também foram considerados válidos os 1.560 votos para deputado federal de Maria Ediene Monteiro.

O procedimento modificou o quociente eleitoral para os cargos de deputado federal, que passou de 208.842 para 208.913, e para estadual, que foi de 99.375 para 99.564. No entanto, a ação não alterou as listas de eleitos. Estão mantidos os mesmos nomes já anunciados pela Justiça Eleitoral, apenas com o acréscimo dos candidatos na suplência das coligações.