Amanhã, terça-feira, com a votação da proposta orçamentária para o exercício de 2019, os deputados estaduais cearenses encerram a Legislatura iniciada em fevereiro de 2015. O governador Camilo Santana, em praticamente na última semana do quadriênio, aprovou, sem contestação, tudo que ele encaminhou para o Legislativo, portanto, não há perspectiva de convocação extraordinária da Assembleia, até o fim de janeiro, quando, realmente, termina o mandato dos atuais deputados.

Até o início da nova Legislatura, em primeiro de fevereiro de 2019, a única atividade oficial na Assembleia, sem reclamar, de fato, a presença dos deputados, será no primeiro dia do ano, na parte da tarde, quando o governador Camilo Santana será empossada para um segundo mandato, após prestar o juramento de cumprir as constituições do Brasil e do Ceará, assim como as demais leis. Este ato solene de posse, é praticado pelo presidente da Casa.

Nesta segunda-feira, porém, o Legislativo teve um dos dias de atividade mais importante do corrente ano, não apenas por ter aprovado a reforma administrativa tal qual o governador planejou ( duas mudanças que ocorreram no projeto foram propostas pelo próprio governador hoje mesmo). Outras matérias, tão importantes quanto a reforma administrativa, também foram aprovadas hoje. A maioria dos deputados, com certeza, não sabe o que foi aprovado.

As duas únicas matérias que ainda motivaram manifestação, apenas de servidores, eram de interesse do Tribunal de Justiça e do Tribunal de Contas do Estado. Esta por conta da acomodação dos servidores que integravam os quadros do extinto Tribunal de Contas dos Municípios, aquela por modificar o sistema de gratificação dos servidores que atuam no Interior.

Foto: Assembleia Legislativa.