Na segunda (03), o governador Camilo Santana chamou ao seu gabinete alguns deputados da base governista para tratar da eleição dos novos dirigentes da Assembleia Legislativa cearense, a ser realizada no dia primeiro de fevereiro, imediatamente após a posse dos eleitos no pleito deste ano. A maioria dos deputados foi tomada de surpresa, pois esperava essa movimentação do governador apenas em janeiro, após a sua posse para o segundo mandato, que acontecerá no primeiro dia do próximo ano.

Nesta terça-feira, Camilo Santana passou o dia em Brasília, com governadores do Nordeste do Norte, tratando de questões relacionadas a distribuição de recursos da União para os seus respectivos estados. Na quarta-feira, admitem aliados do governador, as conversas serão retomadas, até para evitar maiores especulações entre os parlamentares.

O governador, dizem alguns deputados, após conversar sobre o seu futuro governo e as realizações do atual, pede opinião dos seus interlocutores sobre os nomes que se apresentam como candidatos à Presidência da Assembleia: Evandro Leitão, José Albuquerque, José Sarto e Tin Gomes, todos do PDT, partido com a maior bancada na Casa. Os que já foram ouvidos, segundo os comentários nesta terça-feira, na Assembleia, todos reafirmaram o compromisso de seguir a orientação de Camilo.

Ainda quando o governador estava do País, no fim do mês passado, o deputado José Sarto, como registrado neste blog, defendia que a chapa governista para a nova Mesa Diretora da Assembleia fosse definida imediatamente após a formação do novo secretariado do governador, antes do fim deste mês. Segundo o parlamentar, a antecipação é benéfica para o Legislativo por evitar especulações e até perspectiva de disputa. Para ele, os episódios da eleição da atual Mesa, que dividiu a base governista e resultou na extinção do Tribunal de Contas dos Municípios, teria sido evitado se a questão tivesse sido enfrentada com antecedência.