Formação do secretariado ainda sem definição. Foto: Governo do Estado.

Até o início da noite desta sexta-feira (28), faltando três dias para sua posse, quando iniciará um segundo mandato, o governador Camilo Santana não fez o anúncio do seu novo secretariado, como era esperado por muitos dos seus correligionários, mas os nomes do deputado federal eleito Mauro Filho apareceu como futuro secretário de Planejamento, o de Maia Júnior, atualmente no Planejamento, para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, e da Fernanda Pacobahyba para Fazenda, e o Abolição confirmou.

O Palácio da Abolição está convidando para a posse dos novos secretários, na próxima terça-feira, dia primeiro de janeiro, no fim da tarde, após a solenidade de posse do governador, no plenário da Assembleia Legislativa, naquele mesmo dia primeiro de janeiro, no início da tarde. Todos os deputados estaduais foram convidados para os eventos, da Assembleia e do Abolição.

Enquanto o governador não anuncia os nomes, algumas listas, criadas por interessados em fazer parte delas, ou para agitar o ambiente, são publicadas nas redes sociais aumentando mais ainda a ansiedade de alguns políticos. Deputados estaduais e federais mais ligados ao governador, por toda esta sexta-feira procuravam informações sobre a veracidade das listas.  Os suplentes, tanto de deputados estaduais quanto de federais são os mais inquietos.

A expectativa deles é de que o governador possa convocar ao menos quatro deputados, sendo dois estaduais e igual número de federais. Nas listas dos especuladores não há nomes de parlamentares. Nos últimos governos, principalmente nos de Cid Gomes e do próprio Camilo, alguns deputados foram chamados para o secretariado. Alguns deles convocados para os governadores demonstrarem apreço pelo Legislativo, e outros para permitirem a convocação de suplentes.

Do Palácio da Abolição, hoje, não saiu qualquer informação oficial sobre pronunciamento do governador para anunciar nomes de secretários, mas alguns aliados de Camilo aventam a possibilidade de, a qualquer momento, neste fim de semana, ele acabar com a especulação anunciando a relação oficial dos seus próximos auxiliares.