Insatisfação de deputados pedetistas chegou ao conhecimento do presidente regional da sigla. Foto: Agência Câmara

Reservadamente, deputados estaduais do PDT, estão protestando quanto ao isolamento da bancada, eleita no último pleito, composta de 14 integrantes, tanto com relação a formação do secretariado do governador Camilo Santana, quanto às tratativas para a eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia,  no início de fevereiro.

Nas últimas horas, o presidente estadual do partido, deputado federal André Figueiredo, e o ex-governador Cid Gomes, foram cientificados da insatisfação. Há quem relacione uma interferência, do ainda senador Eunício Oliveira, junto ao governador Camilo Santana, para prejudicar pedetistas, por supostamente terem sido responsáveis por sua derrota na disputa pela reeleição.

O deputado federal André Figueiredo, segundo dizem, marcou uma reunião do partido no Ceará, para o dia 8 de janeiro. O ex-governador Cid Gomes, eleito senador da República no último pleito, também foi acionado para reunir a bancada do PDT. Ele teria admitido o encontro, mas não marcou data. Segundo André, Cid Gomes é quem está tratando com o governador Camilo Santana sobre a participação do partido no secretariado. No encontro do dia 8 seria tratado, entre outras questões, da eleição da Mesa da Assembleia.

O governador Camilo Santana praticamente já definiu todo o seu novo secretariado. A posse dos escolhidos está marcada para o dia primeiro de janeiro, no fim da tarde, no Palácio da Abolição, logo após a solenidade na Assembleia Legislativa, no mesmo dia, em que Camilo prestará o juramento de posse para o seu segundo mandato. Pelo menos um deputado estadual do PDT está esperando ser secretário de Camilo, agora, segundo avaliação de alguns aliados, com bem menos chance.

O PDT, contudo, já está bem representado no próximo Governo de Camilo Santana, com importantes secretarias como a do Planejamento, Infraestrutura e Turismo, com pessoas ligadíssimas aos irmãos Ciro e Cid Gomes, no caso do deputado federal eleito, Mauro Filho, Arialdo Pinho e Lúcio Gomes, irmão de Ciro e Cid.