O presidente da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras de Transposição de Águas do Rio São Francisco da Assembleia Legislativa, Carlos Matos (PSDB), afirmou, nesta quinta (06), que o Ceará “não está pronto” para receber as águas da transposição, que deverá chegar ao Estado em fevereiro de 2018.

“O principal eixo da concepção do São Francisco, que traria a água ao açude Castanhão, não está pronto. Ele sequer está em licitação. A água virá por um trecho completamente inadequado. [Serão] 260 km até chegar ao Castanhão. Há dúvidas se chegará ou não, ninguém foi capaz de dar essa certeza ainda”, alertou o tucano.

Matos disse ainda que já marcou uma reunião da comissão para a próxima segunda-feira (10) para voltar a discutir o assunto e acionar o Governo do Estado sobre o risco de a transposição do São Francisco “virar pó” no Ceará pela falta de estrutura.

Segundo o deputado, a falha é fruto de um “erro estratégico” da gestão do ex-governador e senador eleito Cid Gomes (PDT), que, na época, “tirou dinheiro que seria para esse eixo e transferiu para o Cinturão das Águas”.

Foto: Agência Assembleia Legislativa.