O governador Camilo Santana, hoje, na reunião com o secretariado que está encerrando o seu primeiro mandato, no próximo dia 31 de dezembro, que em 2019, no primeiro ano de seu segundo mandato, o Estado do Ceará vai ter uma economia de R$ 1 bilhão, em razão das mudanças já aprovadas pela Assembleia Legislativa. Camilo, falou sobre as ações efetivadas, nos últimos quatro anos, em todos os setores da administração estadual, prometendo, no próximo Governo, manter a política de investimentos, sobretudo nas áreas prioritárias da administração. O novo secretariado de Camilo será empossado no dia primeiro de janeiro, no Palácio da Abolição, logo após a sua posse na Assembleia Legislativa, no meio da tarde daquele dia.

“Nenhum Governo consegue ter sustentabilidade se não tiver planejamento. Mesmo num cenário tão incerto, ter recebido a confiança de mais de quase 80% dos cearenses me faz voltar com mais disposição, energia e gás para o próximo mandato”, disse o governador, segundo relato feito pela assessoria, aos auxiliares presentes na reunião fechada à imprensa. Camilo ressaltou o desempenho da equipe, sobretudo na parte fiscal, para manter as contas do Governo saneadas. Ele também falou do esforço desenvolvido para evitar mais sacrifício da população em razão dos vários anos de estiagem.

“2015 não foi um ano fácil do ponto de vista econômico e hídrico aqui no Ceará, além da crise política. Diante de um cenário de incertezas, não só conseguimos manter o Ceará um Estado equilibrado fiscalmente como fomos referência em transparência junto ao Governo Federal. Fomos líderes em investimentos por três anos seguidos e estamos caminhando para o quarto. Somos considerados o Estado com melhor situação fiscal do Brasil, o que nos permitiu que os resultados chegassem até a população”, disse.

Camilo enfatizou bem as áreas de Educação e da Segurança. O Ceará, pela atenção dispensada ao setor, tem hoje o reconhecimento oficial de manter algumas dezenas das melhores escolas públicas do País. Ele também disse dos investimentos feitos na Segurança Pública, não só na ampliação do quantitativo de policiais e equipamentos, como também na parte da inteligência para combater o crime organizado, prometendo constante vigilância nesse campo muito sensível da sua gestão.

Com a Reforma Administrativa aprovada pela Assembleia Legislativa cearense, nos últimos dias, o Governo do Estado reduziu a 19 o número de secretarias estaduais, ao tempo que cortou aproximadamente mil cargos comissionados. Além disso, um Decreto do governador, da última semana, determinou uma série de cortes de gastos no custeio da máquina estadual, além de um maior controle na contratação de obras e serviços do Estado.

A vice-governadora Izolda Cela, também falou aos secretários. O governador não deu entrevista ao fim do encontro. Segundo o secretário Nelson Martins, Camilo também destacou a contribuição dada pelos integrantes do Poder Legislativo para os resultados do Governo. Foram as 492 mensagens aprovadas pela Assembleia Legislativa,  incluindo a criação do programa Médico da Família Ceará, que, segundo Nelson vai “complementar o Mais Médicos em nível estadual”. Camilo garantiu ainda a retomada do Cartão Mais Infância, suspenso devido ao período eleitoral.

O encontro terminou com um agradecimento individual de Camilo a cada um dos secretários que participaram da sua gestão, assim como aos presidentes e superintendentes de empresas vinculadas. “O governador está com bastante disposição, com bastante gás, como se diz, para os próximos quatro anos”, afirmou Nelson Martins.

Foto: Governo do Estado/Divulgação.