Hoje, oficialmente, os deputados estaduais cearenses do PDT foram orientados a retirarem suas assinaturas do projeto de lei, de iniciativa do deputado Ely Aguiar, que concederia o título de cidadão cearense ao presidente eleito, Jair Bolsonaro. A alegação dos pedetistas, para a retirada do apoio à proposição, foi a recomendação recebida da direção nacional do partido.

O deputado Ely Aguiar, ontem, fez um pronunciamento criticando o posicionamento “da esquerda”, contra o seu projeto, mas não fez referência ao posicionamento do PDT, já conhecido naquela oportunidade. Além do pessoal do PDT, a proposta de cidadania cearense para o próximo presidente da República, Jair Bolsonaro, também sofria restrições do parlamentares petistas e do PCdoB.

Com tramitação inviabilizada, o projeto de Ely Aguiar vai para o arquivo. Como o proponente não foi reeleito, a matéria não será desarquivada no próximo ano, o que significa dizer que para Bolsonaro conquistar a cidadania cearense só se um outro deputado apresentar um novo projeto. Ainda assim, as restrições persistirão pois as bancadas do PDT, do PT e do PCdoB na próxima legislatura continuará com número suficiente para inviabilizar o andamento de proposta igual a que foi preterida, no momento.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil