Foi até o início desta noite a última sessão deliberativa do Legislativo estadual cearense, para os 46 deputados estaduais que foram eleitos em outubro de 2014. Os deputados votaram o Orçamento do Estado do Ceará para o exercício de 2019. Amanhã e quinta-feira as sessões serão totalmente diferentes de todas as demais ocorridas nos últimos quatro anos. Muitos deputados não conquistaram um novo mandato. Ou não participaram da disputa eleitoral deste ano , ou foram derrotados.

Durante toda esta segunda-feira, a maioria dos deputados discutiu emendas ao Orçamento. Quase todos os deputados querem ter suas emendas aprovadas, mesmo que o Orçamento não seja uma peça impositivo, o que faz o governador aproveitar ou não as emendas, quase sempre, pouco expressivas. Diferente do que acontece com parte das emendas dos deputados federais e senadores, que são impositivas, portanto o Governo Federal tem que atende-las, as emendas dos deputados estaduais nem sempre são pagas.

Ainda hoje, no plenário da Assembleia, vários parlamentares reclamavam que o Governo do Estado não tinha liberado suas emendas, mas mesmo assim,  era intensa a negociação com a liderança do Executivo para permitir a aprovação de emendas, principalmente dos deputados que não voltarão para a Assembleia, na próxima legislatura.

Em razão da solenidade de diplomação dos eleitos, no fim da tarde de amanhã, a sessão desta quarta-feira deverá ser encerrada mais cedo, assim como a de quinta-feira, a última da Legislatura.

Foto: Agência Assembleia Legislativa