Primeiro vereador a se pronunciar durante o pequeno expediente na Câmara Municipal, nesta terça-feira (27), Paulo Martins (PRTB), iniciou seu discurso lamentando o aumento dos subsídios dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), sancionado nesta segunda (26) pelo Presidente Michel Temer.

O ajuste, que modificou os subsídios, que passaram de R$ 33.700,00 para R$ 39.200,00, correspondendo a um aumento de 16%, foi aprovado pelo Senado no dia sete de novembro, causando grande repercussão nacional, inclusive na Câmara Municipal de Fortaleza, onde os vereadores já haviam manifestado seus descontentamentos.

Após a sanção, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, revogou o auxílio moradia para juízes, integrantes do Ministério Público, Defensorias Públicas e tribunais de contas, alegando que, devido a situação econômica do país, não é possível continuar pagando esses benefícios após o aumento salarial.

O vereador e membro da Mesa Diretora da Câmara, Paulo Martins, ressaltou em seu discurso no Plenário que esse aumento é negativo e que a decisão impacta no próximo governo do presidente eleito Jair Bolsonaro “Isso causa um grande impacto nas contas públicas do próximo ano, pelo menos quatro bilhões de Reais de gastos a mais para a União. A gente lamenta que o presidente Michel Temer tenha sancionado a lei, o que acaba por dificultar o trabalho do próximo presidente eleito Jair Bolsonaro”, disse.

Foto: Câmara Municipal.