O vereador Salmito Filho, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, antes de transmitir o cargo a seu sucessor que será eleito no próximo dia 3 de dezembro, será homenageado pelos seus colegas vereadores com a Medalha Boticário Ferreira, na segunda quinzena do próximo mês. Embora a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal aconteça no dia 3, a posse dos eleitos só oficialmente acontecerá no dia primeiro de janeiro, quando tem início o ano legislativo, embora, efetivamente, os trabalhos de plenário só aconteçam a partir de fevereiro.

Salmito, eleito deputado estadual, no pleito deste ano, ficará como vereador até o dia 31 de janeiro, quando renunciará ao mandato para assumir a cadeira de deputado estadual no dia primeiro de fevereiro de 2019. O mandato dos atuais vereadores termina no dia 31 de dezembro de 2020, em razão das eleições municipais que ocorrerão em outubro daquele ano.

Diferentemente da Câmara, na Assembleia, o ano legislativo só começa no primeiro dia de fevereiro. No primeiro ano da legislatura, como acontecerá em 2019, em razão da posse dos eleitos em outubro deste ano, a eleição da Mesa Diretora da Casa acontecerá no mesmo dia da posse dos deputados, em primeiro de fevereiro. No dia seguinte, porém, serão iniciados os trabalhos de plenário, com o governador entregando a prestação de contas da gestão no ano anterior. A posse do novo governador, ou, no caso do Ceará, do segundo mandato de Camilo Santana, acontece no dia primeiro de janeiro.

Foto: Câmara Municipal/Divulgação.