O Ibope Inteligência divulgou pesquisa sobre o índice de confiabilidade das informações veiculadas em sites de notícias.  Os dados foram obtidos em levantamento feito pelo instituto nos dias 18 a 22 de outubro, tendo como universo de entrevistados 2.000 pessoas.

O levantamento apontou que 66% dos brasileiros consideram os portais de notícias as fontes mais confiáveis de informação. A pesquisa mostra ainda que somente 5% disseram confiar em informações lidas no Facebook. Mesmo índice dos que afirmaram confiar nas informações repassadas por parentes.

A confiança em conteúdo veiculado pelo WhatsApp teve o pior índice de confiabilidade, apenas 4% afirmaram  que confiam nas informações da rede social, e 90% dos entrevistados disseram ter recebido algum tipo de desinformação, como informações distorcidas ou enganosas, notícias antigas que são divulgadas como novas e conteúdo totalmente falso.

A maior parte das notícias falsas foi lida no Facebook (80%) e WhatsApp (75%), segundo os entrevistados.

A pesquisa também questionou sobre o que os entrevistados fazem para confirmar se uma notícia é verdadeira ou falsa. Verificar a fonte foi a opção citada por 58%, seguida por ler a notícia na íntegra (45%), buscar outras fontes para validar o fato (42%), checar a data de publicação (30%) e pesquisar sobre a fonte da informação (18%).

Com informações do Uol.