Uma conversa, ainda hoje à noite, entre os vereadores Salmito Filho, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, e Antonio Henrique, atualmente o único pedetista candidato a presidente do Legislativo municipal, poderá encerrar as negociações, dentro do PDT, sobre a escolha do sucessor de Salmito. Todos os demais vereadores do PDT, no início do processo, já haviam acertado que o escolhido não sofreria contestação, mas, nas últimas horas, surgiram algumas reações, contidas de logo por Salmito, segundo pedetistas.

A eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza acontece no próximo dia 3 de dezembro, embora a posse dos eleitos só aconteça no dia primeiro de janeiro. Os entendimentos para a escolha do candidato a presidente começaram no início deste mês, quando pelo menos cinco vereadores filiados ao PDT manifestaram o desejo de disputar o cargo. O primeiro acerto entre todos eles, pretensos candidatos, e os demais integrantes da bancada, composto por 11 membros, foi no sentido de que o escolhido não sofreria veto dos demais.

A disputa foi afunilando e nos últimos dias apenas dois nomes estavam na disputa: Adail Júnior e Antônio Henrique. O nome do vereador Elpídio Nogueira, como anterior já havia sido registrado neste blog, ficou descartado logo nas primeiras tratativas, embora ontem o deputado José Sarto, seu irmão, o tenha relacionado como estando na reta final, embora reconhecendo o favoritismo de Antônio Henrique, também a ele politicamente ligado.

Na conversa desta noite, pouco realmente falta definir, mas Salmito deve traçar a estratégia para a composição de toda a chapa, com outros nomes do PDT, inclusive para a primeira secretaria da Casa, o segundo mais importante cargo da Mesa Diretora.

Foto: Câmara Municipal.