A sessão plenária da Câmara Municipal de Fortaleza (CMF) desta quinta-feira (08) teve dois temas dominantes. Dos variados assuntos trazidos pelos vereadores na tribuna do Plenário Vereador Fausto Arruda, a formação da equipe ministerial do Governo Jair Bolsonaro e o aumento dos subsídios dos ministros do Supremo Tribunal Federal foram destaques.

O vereador Acrísio Sena, do PT, foi o primeiro a fazer seu pronunciamento e o dedicou exclusivamente a criticar a extinção do Ministério do Trabalho “para quem acompanhou o esfacelamento da CLT e depois a extinção do Ministério do Trabalho, inevitavelmente caminhará em passo célere para também reduzir e em breve tempo impactar até mesmo pelo fim da justiça do trabalho no país.”

Na sequência, o vereador Idalmir Feitosa (PR), membro da Mesa Diretora da Casa, iniciou seu pronunciamento corroborando com a fala de Acrísio, e disse, apesar de querer congratular feitos do novo governo eleito, não concorda com a junção de ministérios, como o Ministério da Fazenda com o Ministério do Planejamento. “Todo mundo sabe que o Ministério do Planejamento é uma ação meio, e o Ministério da Fazenda é uma ação fim, como é que ele quer se preocupar sobre o problema fiscal e traz pra dentro do Ministério da Fazenda o Ministério do Planejamento? A extinção de alguns ministérios até acho que ele tem razão, mas é preciso discussão”.

Os vereadores Guilherme Sampaio (PT), Pedro Matos (PSDB) e Josenias Gomes (PCdoB) também deram pronunciamentos com tom de crítica a esses assuntos. Veja no nosso canal de vídeos (clique aqui) as entrevistas com Pedro Matos e Josenias Gomes.